EDITAL 7a EDIÇÃO

O QUE É?

Realizado desde 2009, o Prêmio EDP nas Artes busca mapear e promover a produção de jovens artistas contemporâneos brasileiros.

Em um país grande e diverso como o Brasil, parte considerável da produção artística brasileira conhecida acaba se restringindo aos polos de concentração econômica, de modo que uma gama ampla de jovens e promissores artistas de outras regiões do país se mantém incógnita ou tendo circulação muito restrita.

Nesse sentido, além de considerar a vastidão e a diversidade geográfica do país, o Prêmio EDP nas Artes leva em conta também a pluralidade cultural, socioeconômica, de identidade de gênero, raça e corpos ou expressões dissidentes, buscando assim empreender uma investigação mais próxima e procedente do que se tem produzido hoje no campo da arte contemporânea brasileira, tendo sempre em vista a consistência, a relevância e a originalidade das pesquisas e das produções apresentadas.

O mapeamento vem seguido também por um caráter formativo, dado que os dez artistas selecionados são acompanhados pelo júri por meio de visitas e conversas, visando o enriquecimento e o aperfeiçoamento de suas pesquisas e práticas. Os artistas selecionados também participam de uma exposição coletiva no Instituto Tomie Ohtake e do catálogo da mostra. Entre os selecionados, três serão premiados com residências internacionais, oportunidade que pretende contribuir para a sua formação como artistas.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Artistas ou coletivos de artistas dos quais todos os seus membros cumpram os requisitos abaixo:

  • ser brasileiro ou estrangeiro residente no país há pelo menos dois anos a contar da data da inscrição;
  • ter idade entre 18 anos e 29 anos, ou seja, não ter menos de 18 anos ou mais de 29 anos na data da inscrição;
  • ter produção na área das artes visuais (pintura, desenho, gravura, escultura, colagem, instalação, fotografia, vídeo, performance, som, novas mídias, entre outras);
  • caso selecionado, ter disponibilidade para receber o júri em seu ateliê, participar de exposição coletiva no Instituto Tomie Ohtake e, se premiado, da residência artística internacional (ver cronograma).

No caso de coletivos de artistas, apenas um dos membros deverá fazer a inscrição como membro responsável;

Não podem participar do Prêmio: funcionários do Instituto Tomie Ohtake, ou da EDP e do Instituto EDP e membros do júri da presente edição do Prêmio, seus parentes de até segundo grau e artistas que já foram selecionados pelas edições anteriores do Prêmio.

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 3 de abril 8 de maio de 2020. INSCRIÇÕES PRORROGADAS

QUAL MATERIAL ENVIAR?

  • PORTFÓLIO
    Portfólio incluindo conteúdos/imagens de obras/trabalhos com detalhamento técnico.

    FORMATO: Um arquivo PDF

    TAMANHO MÁXIMO: 10 MB

    Como referência para a construção do portfólio, recomenda-se a leitura da publicação: portfolio-energias-na-arte.pdf

  • PROJETO
    Projeto com até três obras inéditas sugeridas para exposição coletiva a ser realizada no Instituto Tomie Ohtake (ver cronograma). As obras não podem pertencer a coleções de museus, instituições e/ou centros culturais.

    O projeto pode conter: imagens, links de vídeo e áudio (YouTube ou Vimeo), textos, entre outros conteúdos. Devem ser detalhados: técnicas utilizadas, dimensões da obra, materiais propostos, plano de montagem e demais informações necessárias para o entendimento do projeto.

    FORMATO: Um arquivo PDF

    TAMANHO MÁXIMO: 10 MB

COMO FUNCIONA A SELEÇÃO?

  • PRÉ-SELEÇÃO
    O júri analisa os materiais recebidos e seleciona até 20 artistas para a fase “Entrevistas Online”.
  • ENTREVISTAS ONLINE
    O júri realiza videoconferências com os artistas definidos na fase “Pré-seleção” e seleciona até 10 artistas finalistas (ver cronograma).

QUAIS SERÃO OS CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO?

  • PORTFÓLIO
    Pesquisa, experimentação e expressão ao longo do percurso artístico.
  • PROJETO
    Coesão na apresentação das obras a serem expostas.
  • ENTREVISTA
    Comprometimento e interesse pela proposta do Prêmio.

QUAL É A PREMIAÇÃO?

  • ACOMPANHAMENTO CRÍTICO
    Até 10 artistas serão selecionados para participarem da fase de acompanhamento crítico das obras que serão apresentadas em exposição coletiva no Instituto Tomie Ohtake. Nesta fase, os artistas recebem em seus ateliês a visita dos membros do júri da presente edição do Prêmio, para diálogos e trocas sobre os seus trabalhos (ver cronograma). Os artistas recebem uma ajuda de custo no valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), pagos mediante à assinatura de contrato e recibo, para despesas relacionadas à produção, transporte e seguro das obras. O Instituto Tomie Ohtake não disponibilizará verba extra para a produção, transporte e seguro das obras.
  • EXPOSIÇÃO COLETIVA NO INSTITUTO TOMIE OHTAKE E CATÁLOGO
    Até 10 artistas serão selecionados para exporem suas obras em exposição coletiva no Instituto Tomie Ohtake. Na abertura da exposição serão conhecidos os três artistas, dentre os presentes na exposição, que serão premiados com residências artísticas no exterior. As obras presentes na exposição serão publicadas em catálogo impresso da exposição coletiva.
  • RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS NO EXTERIOR
    Três artistas, dentre os presentes na exposição, serão premiados com residências artísticas no exterior.* No caso de coletivo de artistas, a premiação pode ser utilizada pelo proponente principal ou por outra pessoa, desde que ela faça parte do coletivo, tendo sido mencionada na ficha de inscrição.

    *Serão fornecidas passagens, alimentação e hospedagens necessárias. É de total responsabilidade dos premiados a obtenção de vistos e documentação necessários para as viagens.

QUANDO UM ARTISTA É SELECIONADO

  • A equipe do Prêmio solicitará o envio de cópia digital do RG e comprovante de residência ou outros documentos que comprovem a autenticidade das inscrições e a elegibilidade para esta premiação. O envio dos materiais solicitados deve ser feito impreterivelmente em até três dias da data de sua solicitação.
  • Será feito um repasse ao artista da ajuda de custo no valor de R$ 3.500,00 para despesas relacionadas à produção, transporte e seguro das obras. O repasse só será efetuado após:
    • Recebimento de cópia digital dos documentos que comprovem a autenticidade das inscrições;
    • Recebimento do recibo assinado pelo artista;
    • Recebimento do contrato assinado pelo artista, no qual se responsabiliza e se compromete com a produção e transporte das obras utilizando a verba recebida e no período estabelecido. O não cumprimento do contrato acarreta multa contratual, bem como a devolução do valor destinado à ajuda de custo.
  • O artista se compromete a receber os integrantes do júri em seu ateliê para a realização do “Acompanhamento Crítico” no período proposto (ver cronograma).

CRONOGRAMA

3 MARÇO 2020
Abertura das inscrições

8 MAIO 2020
Encerramento das inscrições

24 e 25 JUNHO 15, 16 E 17 DE JUNHO 2020 (DATA ALTERADA)
Entrevistas online com os artistas pré-selecionados

8 JULHO 2020 25 JUNHO 2020 (DATA ALTERADA)
Divulgação dos artistas selecionados (site do Prêmio)

JULHO A SETEMBRO 2020
Acompanhamento crítico

1 OUTUBRO 2020
Abertura da exposição coletiva no Instituto Tomie Ohtake e anúncio dos três artistas premiados com residências artísticas internacionais

PRIMEIRO SEMESTRE 2021
Viagem dos premiados

*Todas as datas indicadas neste edital poderão sofrer alterações, se necessário

OUTROS

  • As decisões do júri são soberanas, irrevogáveis e irrecorríveis.
  • É reservado ao júri o direito de conceder menções honrosas não previstas neste edital.
  • Os artistas selecionados assumem total responsabilidade por autorizações, direitos autorais e de imagem, licenças e outras liberações e regularizações que estejam vinculadas à produção de suas obras, não transferindo ônus ou obrigações ao Instituto Tomie Ohtake.
  • Os artistas selecionados comprometem-se a participar de entrevistas e depoimentos, e autorizam o uso da sua imagem e do seu trabalho em periódicos, no catálogo e na divulgação desta e das próximas edições do Prêmio.
  • A expografia da exposição coletiva será elaborada pelo Instituto Tomie Ohtake.
  • É de total responsabilidade dos premiados a obtenção de vistos e documentação necessários para as viagens internacionais.
  • O envio de materiais e documentos em formatos diferentes dos solicitados pode acarretar em eliminação do projeto da premiação.
  • O não envio dos materiais solicitados pela equipe do Prêmio, no prazo estipulado por ela, pode acarretar em eliminação do projeto da premiação.
  • O proponente não pode estar inadimplente com a União.
  • O proponente não pode ser membro do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, do Ministério Público ou do Tribunal de Contas da União, ou respectivo cônjuge ou companheiro, ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau.
  • O proponente não pode ser servidor público em exercício no Ministério da Cidadania e suas entidades vinculadas, ou pertencente aos quadros funcionais do referido órgão e suas entidades vinculadas ou respectivo cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau.
  • A inscrição neste Prêmio implica no pleno conhecimento e aceitação dos termos deste edital, não sendo possível o cancelamento após o início das atividades.
  • Os casos omissos neste edital serão analisados e deliberados pelo Instituto Tomie Ohtake.

DÚVIDAS

premioedpnasartes@institutotomieohtake.org.br